terça-feira, 2 de março de 2010

" A Felicidade em Seu Lar "

                                                      ( Lar doce Lar )

Já ouviu esta frase antes?

Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a derruba com suas próprias mãos? (Pv 14:1). Em outras palavras, Deus está nos dizendo que a mulher precisa ter qualidades, das quais, depende o bom sucesso do seu lar. Não haverá um lar doce e feliz sem uma mulher sábia.

• Para confirmar o que estou dizendo vou falar da vida da mulher sunamita


• (2Re 4:8-37).

A mulher sábia há de ter os olhos voltados para a obra do Senhor; v. 9

A mulher sábia há de ter contentamento; Em Pv 30:21,23 somos informados que !a terra se alvoroça...com uma mulher aborrecida (sem contentamento ! descontente com o que recebe de Deus)

Algumas mulheres não precisam de muita coisa para se aborrecer. Se uma agulha se perde o mundo a ouvirá.

• Pensem no descontentamento de algumas mulheres e em como isso afeta seus filhos, e muito mais, seus maridos.

• Não poderá o marido viver alegre, afinal, quem deveria alegrar-lhe está sempre triste e reclamando.

• A sunamita era jovem, provavelmente bonita, e, sendo casada com um homem bem mais velho, estava impossibilitada de ter filhos. Para uma mulher daquele tempo isso era uma sinal muito triste.

• Podia ela viver aborrecida?, mas não! Ela estáva satisfeita. Quando o profeta quis devolver a benfeitoria ela prontamente recusou, alegando: Eu vivo feliz no meio do meu povo. Para ela o simples fato de viver entre as pessoas que a amava e a respeitava já era motivo de ser feliz. Seria bom se todos tivessem consciência de quando estão realmente bem. O coração contente não precisa de muito para sentir-se feliz e em paz.

• Contrário a  isso é o espírito de descontentamento que paira sobre muitas mulheres das quais tenho ministrado. Nunca estão felizes com nada.

Tal foi o caso de Raquel, que numa condição igual a da Sunamita disse ao seu marido: Me dá filhos senão eu morro?. Além de viver descontente culpa o marido pelo fato (Pv 30:15; 17:1 )

"A mulher sábia atrai as bênçãos do Senhor"

Sim, afinal, Deus não é injusto para se esquecer do vosso trabalho? (Hb 6:10). Os lares mais felizes e abençoados são aqueles onde a mulher edifica um espírito de contentamento e gratidão, pois, mesmo as bênçãos não pedidas e inesperadas chegam como recompensa pelo Senhor.

• Deus tem prazer em contemplar o desejo secreto e realizar sonhos ! Porque, vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes? (Mt 6:8).

• Veja a Sunamita. Mesmo sem pedir, Deus lhe deu um filho?. Uma mãe contente é uma mãe que espera em Deus, e é isso que ela deve transmitir aos filhos.

A mulher sábia tem a confiança da sua família;

Como é bom ter alguém com quem contar sempre.

• Seu filho,precisa de mãe... Que pode fazer com as dores do seu filho? O filho precisa de um colo e o marido de um ombro. Você é uma mulher assim? Seu marido pode contar com você nas horas mais difíceis?

• És tu um porto seguro ? Que seja! Faça tudo para ser. Sua família precisa de você. O marido precisa de uma mulher em quem confiar, pois esse é o propósito de Deus para a esposa, ou seja, ser-lhe uma ajudadora? para que o coração do seu marido está nela confiado? (Pv 31:11-12).

A mulher sábia não é alvoroçadora; v. 20-23

A mulher louca é alvoroçadora; é néscia e não sabe coisa alguma." (Pv 9:13).

Certamente não era esse o caso da Sunamita. O filho que recebera veio a adoecer e morrer em seu colo. Poderia sair correndo, injuriando, amaldiçoando, e acusando seu marido pela fatalidade. Muitas mulheres são alvoroçadoras, ou seja, irrequietas, assustadas e barulhentas.

• O comportamento de mulheres assim nos dias de angústia faz da casa um verdadeiro campo de guerra. Sua agitação e gritaria causa tamanha confusão no lar que todos tendem a escapar de sua revolta.

• Mas a mulher Sunamita é sábia, e seu comportamento no dia da adversidade mostra uma calma impressionante que é fruto da fé verdadeira.

• Nenhuma palavra louca saiu de seus lábios. Imediatamente ela pensou em Deus, e foi logo falar com aquele que o representava.

Do marido pede apenas algumas providências matérias, e para não abala-lo, diz-lhe: Não se preocupe?.

• De fato, quando a mãe tem seu coração confiado em Deus o lar goza calma.

• Tudo que Deus faz é perfeito

Você, já passou por algo parecido? Recebeu uma promessa de Deus, e viu essa promessa morrer?

• A sunamita, nos aponta um caminho: "Tudo vai bem", quando cremos em um Deus, que do pó, cria e recria a vida.

Por mais difícil que pareça, é preciso repousarmos em Cristo. Acreditarmos que Deus quer o melhor para aqueles que obedecem e acreditam.

Nos momentos mais tenebrosos, de escuridão, que não conseguimos enxergar o futuro. Como se diante de nós houvesse, um grande abismo, sem ligação, com o a esperança, com a felicidade, é preciso, repousar. Agir, de forma surpreendente. Não com a nossa frágil e pequena força. Mas, com a força, vinda do alto, disponível para os que buscam com todo o coração:

"Quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no Nome do Senhor, e firme-se sobre O seu Deus" Is 50:10

Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda. Pv 21:19

A mulher sábia confia seus filhos apenas a Deus

Enquanto a maioria das pessoas de seu tempo consultaria os ídolos (I Re 1:2) a Sunamita vai diretamente a Deus. É fato que o desespero tem feito muitas mães levar sua casa para a idolatria, para os charlatões da fé, e para o espiritismo. A Sunamita tem consciência de que somente Deus pode ajuda-la. Tinha tal confiança na bondade de Deus, que estava pronta para crer que Ele restauraria o que havia agora retirado. Finalmente o filho amado foi restaurado vivo à sua mãe. Colocar um filho nas mãos de Deus e te-lo eternamente. Que o esforço maior de uma mãe seja o de por seus filhos nas mãos do Senhor.

A mulher sábia jamais ficará desamparada: 2Re 8:1-6

Encontramos características cristãs fundamentais nesta mulher sunamita

• Vimos nesta mulher disposição para servir quando hospeda o Profeta Eliseu, bondade, benevolência e hospitalidade são qualidades que devem ter ás servas de Deus.

• Tinha sabedoria , teve olhos para notar que Eliseu não era uma pessoa comum,observando-o reconheceu a presença de Deus sobre ele. Igualmente a mulher cristã precisa ser sábia em observar e discernir a verdade e a vontade de Deus.



• Contentamento Eliseu queria recompensar a Sunamita, mas ela nada quis lhe pedir.

• E note bem Eliseu ofereceu qualquer tipo de auxilio, sua resposta :

Estou contente com o que tenho “

Confiança. Ao ver seu filho morto não se desesperou,nem se revoltou, nem murmurou, Pelo contrário,disse ela ao marido “ Tudo vai bem”

Foi por estas qualidades que o Senhor abençoou a Sunamita, fazendo dela uma bênção.

O capítulo 8 de II Reis conta que esta mulher foi peregrinar junto com seu filho na terra dos filisteus, recomendada por Eliseu. Passados sete anos, ao retornar, encontrou sua propriedade invadida. A providência divina possibilitou que o rei de Israel estivesse a ouvir de Geazi, servo de Eliseu, a história dela quando chegou a Sunamita para requerer justiça. Diante de tão grande testemunho o rei julgou com plena justiça sua causa.
 Que o Senhor Jesus possa abençoar  nossas Igrejas com  mulheres como a Sunamita com poderosos testemunhos de fé.

Um comentário:

  1. Olá!!! Conheci seu blog por acaso... e benção! Muito bom seu texto sobre a mulher que edifica o lar, que é conforto para o marido... é isso que temos que pedir a Deus! Para sermos sábias...Para fazermos a diferença!!!
    Paz...

    E depois passa para conhecer meu blog: www.frutosdegraca.blogspot.com

    Abraço!

    ResponderExcluir